Laura Figueiredo-Brandt
nascida em 1962 no Rio de Janeiro, Brasil
Ela mora na Alemanha desde 1991, atualmente em Heidelberg.
Suas primeiras experiências artísticas começam em 2001 com pintura em aquarela. Em 2008 inicia um aprofundamento nas técnicas de gravura, design plástico, desenho e finalmente em pintura acrílica, que se tornou sua grande paixão.
Desde 2009 participa de exposições coletivas e individuais na região do Reno-Neckar. Em 2022 mostrou seu trabalho na "Business Art Fair“ em Paris e a partir de 2023 em exposições no Rio de Janeiro. Se torna membro da GEDOK-Heidelberg em 2023. Sua última exposição ocorre em Varkaus, Finlândia.
Laura é antes de tudo uma colorista: o diálogo entre as suas cores através das formas é evidente e de importância central para ela, que atribui sua linguagem artística à pintura livre e ao expressionismo figurativo. Em suas obras nota-se a presença imediata do universo brasileiro, trazido através da sua grande identificação com o ambiente natural e a paisagem cultural tão exuberantes em sua terra natal. A natureza carioca, com sua luz intensa, proporciona dramáticos contrastes que são fonte de inspiração infinita para a criação de um repertório próprio e inconfundível. É um exercício onde a análise da paisagem, a seleção e recortes da imagem, as escolhas pictóricas, as sobreposições cromáticas e as decisões estéticas determinam quando a obra está "definitivamente inacabada".